O que esperar do Mercado Financeiro em 2025?

O que esperar do Mercado Financeiro em 2025?



Após um ano em que vimos o Real (R$) estar na lista das moedas que mais se desvalorizaram em relação ao Dólar, a volta na alta de juros e os índices de renda variável despencarem no Brasil, além da escalada em alguns conflitos internacionais, podemos dizer que 2025 também não será um ano de grandes certezas.

Mas e 2025?



Teremos pela frente mais uma vez Donald Trump no comando dos Estudos Unidos, com declarações fortes antes mesmo de reassumir a Casa Branca e uma postura, assim como em seu outro governo, mais protecionista.
No Brasil segue o desafio em manter as contas públicas sob controle, algo que trouxe muito desconforto e desconfiança para os investidores durante todo ano de 2024, em especial os últimos meses, quando foi apresentado o novo pacote de gastos que não inspirou nenhum otimismo.
além disso, nossa taxa Selic voltando a patamares superiores aos 12% ao ano, com a promessa de, ainda no primeiro trimestre de 2025, chegarmos a superar os 14% - isso sem falar nos boatos de que é possível que ela chegue a 16% ainda no primeiro semestre.
No mundo, devemos acompanhar o avanço dos conflitos no oriente médio e como os EUA vão se comportar em relação a esses conflitos agora "sob nova direção".

Com todas essas informações só podemos esperar que:
  • Renda Variável no Brasil deve continuar sofrendo ao longo de 2025 - especialmente FIIs
  • Renda Fixa seguirá pagando altas taxas em prefixados e IPCA+
  • Dólar se mantendo em patamares elevados, prejudicando quem importa e favorecendo quem exporta - prejudicando também quem tem a intenção de viajar para os EUA
  • Muitas oportunidades de comprar boas empresas a ótimos preços surgirão

Como posso me sair bem em 2025?

Diante de todo esse cenário projetado para 2025, quem conseguirá tirar o máximo proveito, em investimentos, do ano que se inicia?

Todos aqueles que têm um plano definido e bem estruturado, principalmente de médio e longo prazo, e o estão seguindo!
Sou defensor da tese de que você não precisa procurar "o investimento do momento" porque, em teoria, você deve investir em todos os momentos da sua vida, e se você tentar caçar mês a mês, ano a ano, o investimento "do momento", vai acabar pulando de galho em galho sem construir um patrimônio sólido e robusto, algo que você conseguiria se escolhesse bons ativos e preservasse essas escolhas ao longo dos anos, claro, dividindo em um portfólio que mescle Renda Fixa e Renda Variável.

Quais cuidados devo ter?



Enquanto veremos inúmeros influenciadores - meus colegas - disseminarem medo, pânico e terror acerca do que está por vir - algo que sempre acontece - se você tem um plano bem estruturado e entende que o mercado financeiro vive de ciclos, tenho certeza que não entrará em nenhum desespero, manterá o curso das coisas e seguirá fazendo escolhas inteligentes.

Cuidado com:
  • Os "ativos do momento"
  • Promessas de ganhos altos e garantidos
  • Qualquer orientação que contrarie princípios básicos de investimentos - a relação dos três pilares: Risco X Retorno X Liquidez, por exemplo
Procure por:
  • Orientações bem fundamentadas
  • Profissionais que tenham credibilidade e um bom histórico
  • Praticar o básico bem feito - sim, funciona!
Para mais informações você pode ter acesso a mim através do meu instagram, @ofabricioduarte, ou do meu podcast MoneyPlay, disponível nas melhores plataformas de áudio e vídeo.

Feliz 2025!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver uma mentalidade financeira positiva

Novidade na Tributação de Fundos Imobiliários (FIIs) e Fiagros

Número de imóveis retomados atinge patamares alarmantes - Problema ou oportunidade?

É um bom momento para aquisição de imóveis? - Taxas de juros altíssimas e incertezas do mercado