Como criar um orçamento pessoal eficaz?

Como criar um orçamento pessoal eficaz?


Se organizar financeiramente é imprescindível para alcançar estabilidade, segurança e objetivos - ao menos os materiais.

No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Serasa, somente 41% dos cidadãos se consideram financeiramente organizados.

Esses dado indica que uma parcela significativa da população ainda enfrenta desafios na gestão de suas finanças pessoais.

Para te auxiliar na criação de um orçamento pessoal eficaz, deixo aqui cinco passos para você organizar seu orçamento de forma simples e eficaz:

  1. Registre todas as despesas e receitas: Anote todos os ganhos e gastos mensais. Saber para onde o dinheiro vai te dá a possibilidade de ajustar o orçamento, caso necessárias, sabendo onde cortar. Você pode contar com ferramentas como planilhas ou apps que vão facilitar o seu trabalho.

  2. Defina objetivos claros: Tenha metas específicas, como a compra de um imóvel, uma viagem, a troca do carro, a conquista da sua independência financeira, por exemplo, e detalhe prazos e valores necessários para atingi-las. Ter objetivos claros te ajuda a manter o foco.

  3. Adote uma regra de distribuição de gastos: Comece a definir previamente como você vai distribuir seus gastos. Para isso, existe a regra 50-30-20, e algumas variações dela, que vão ditar como distribuir seus Gastos Fixos, Extras e seus Investimentos, sendo 50%, 30% e 20%, respectivamente, para cada um deles. O modelo 50-30-20 é um dos exemplos, pode não ser necessariamente o melhor para o seu perfil, entretanto, o importante é adotar algum modelo e segui-lo, lembrando de deixar sempre uma boa fatia para investimentos, de preferência, partindo dos 20%.

  4. Revise e ajuste o orçamento regularmente: As finanças pessoais podem mudar com o tempo. Reavalie seu orçamento mensalmente para adaptá-lo a novas circunstâncias, garantindo que ele permaneça eficaz e alinhado aos seus objetivos.

  5. Evite compras por impulso: Antes de realizar uma compra não planejada, reflita se você realmente precisa daquilo. Lembre da "regra dos 10 minutos" ou a "dos 30 dias", que consiste em esperar esses períodos para, se ainda achar necessário ou o desejo persistir, efetivar a compra, assim você evita inúmeros gastos desnecessários. Além disso, você pode excluir ou, no mínimo, silenciar as notificações de apps de consumo que te incentivam frequentemente a gastar (iFood, Shopee, Shein, MercadoLivre, etc).



Implementar essas práticas pode transformar a maneira como você lida com suas finanças, promovendo maior segurança e liberdade econômica. Lembre-se de que a educação financeira é um processo contínuo, e pequenas mudanças de hábito podem gerar grandes resultados a longo prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver uma mentalidade financeira positiva

O que esperar do Mercado Financeiro em 2025?

Novidade na Tributação de Fundos Imobiliários (FIIs) e Fiagros

Número de imóveis retomados atinge patamares alarmantes - Problema ou oportunidade?

É um bom momento para aquisição de imóveis? - Taxas de juros altíssimas e incertezas do mercado