Como a Taxa Selic influencia seus investimentos?

A nossa taxa básica de juros, Selic, é um dos principais instrumentos de política monetária do Banco Central do Brasil. Ela é usada para manter a estabilidade de preços, ou seja, conter a inflação. No entanto, a alteração na Taxa Selic também tem um impacto significativo nos investimentos, tanto nos títulos de renda fixa, quanto nos de renda variável.

Renda Fixa

Títulos Pós-Fixados


Os títulos pós-fixados são aqueles que têm uma taxa de juros variável, que é ajustada de acordo com a movimentação da Taxa Selic. Quando a Selic sobe, a taxa de juros dos títulos pós-fixados também aumenta, o que atrai investidores com perfil mais conservador que buscam uma rentabilidade mais alta. No entanto, quando a Selic cai, a taxa de juros dos títulos pós-fixados também diminui, gerando um retorno menor ao investidor.

Entre as modalidades de Renda Fixa, os títulos pós-fixados são os mais conservadores, porque por mais que a Taxa Selic possa ter ciclos de queda, historicamente, ela nunca foi negativa no Brasil, ou seja, o investidor também nunca teria rendabilidade negativa alocando seu capital nessa categoria.


Títulos Pré-Fixados


Os títulos pré-fixados são aqueles que têm uma taxa de juros fixa, que é definida no momento da emissão do título. A alteração na Taxa Selic não afeta diretamente a taxa de juros dos títulos pré-fixados, que irão pagar o que foi contratado se o título for mantido até o final. No entanto, quando a Taxa Selic sobe, os novos títulos pré-fixados emitidos podem ter taxas de juros mais altas, o que pode tornar os títulos pré-fixados existentes menos atraentes, causando a sua re-precificação, conhecida como "Marcação a mercado", podendo fazer com que esse título tenha performance negativa em alguns períodos até o seu vencimento. O contrário também acontece, caso a Taxa Selic seja cortada, o título pode ser apreciado e gerar ao investidor, em certas janelas, um retorno maior do que aquele contratado no início da aplicação.


Pré-Fixados com Índice


Os títulos pré-fixados com índice são aqueles que têm uma taxa de juros fixa, mas que também são indexados a um índice como o IPCA, por exemplo. A alteração na Taxa Selic pode afetar o retorno desses títulos da mesma forma que impacta os pré-fixados, com a Marcação a mercado, podendo ser apreciados ou depreciados ao longo do período que o investidor mantiver esse título em sua carteira.


Renda Variável


A alteração na Taxa Selic também pode afetar os investimentos de renda variável, como as ações e Fundos imobiliários. Quando a Taxa Selic sobe, os custos de financiamento para as empresas aumentam, afetando negativamente o desempenho das ações, já que o crédito passa a ser mais caro. Além disso, a alta da Taxa Selic pode também aumentar a atratividade dos investimentos de renda fixa, fazendo com que muitos investidores acabem vendendo suas posições em renda variável para buscar títulos mais conservadores, dessa forma os preços dos ativos tendem a cair por existir uma alta quantidade de oferta e pouca demanda.


Conclusão


Qualquer movimento na Taxa Selic tem um impacto significativo nos investimentos, seja nos títulos de renda fixa ou nos investimentos de renda variável. É importante que os investidores entendam como a Taxa Selic afeta seus investimentos e ajustem suas estratégias de investimento de acordo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver uma mentalidade financeira positiva

O que esperar do Mercado Financeiro em 2025?

Novidade na Tributação de Fundos Imobiliários (FIIs) e Fiagros

Número de imóveis retomados atinge patamares alarmantes - Problema ou oportunidade?

É um bom momento para aquisição de imóveis? - Taxas de juros altíssimas e incertezas do mercado