Taxa Selic, juros nos Estados Unidos e Resultados das Big Techs - Os principais destaques da Super Quarta
A Super Quarta (29/01) chegou ao fim apresentando números que já eram esperados pelo mercado e divulgação de resultados de Big Techs.
Taxa de juros dos Estados Unidos
![]() |
Fonte: Bora Investir - B3 |
Nos Estados Unidos, o Fed manteve a taxa de juros entre 4,25% e 4,5% ao ano, como previmos mais cedo, seguindo o esperado pela grande maioria dos profissionais do mercado.
Essa manutenção da taxa de juros norte-americana interrompe a sequência de cortes. As autoridades do Fed dizem acreditar que a inflação está caminhando rumo a meta de 2%, porém, eles preferem aguardar dados que confirmem essa expectativa.
Outro forte motivo para o Fed manter a taxa inalterada é a expectativa do impacto das políticas adotadas pelo presidente Donald Trump, em especial, sobre medidas para deportar imigrantes sem documentos, congelar gastos federais e ampliar tarifas de importação sobre alguns parceiros comerciais importantes.
E a Taxa Selic?
![]() |
Fonte: Banco Central do Brasil |
Aqui no Brasil, nada de manutenção, a taxa Selic subiu mais 1 p.p., preservando o que foi divulgado na última ata da reunião do COPOM de 2024, chegando a 13,25% ao ano.
Como esse aumento já era previsto pelo mercado, os títulos também já estavam, de certa forma, precificados para tal movimento, entretanto, os títulos pós-fixados indexados à Selic e/ou CDI terão sua correção trazendo ao investidor a expectativa de conseguir um retorno superior a 1% ao mês de maneira conservadora.
Após a divulgação da ata do COPOM saberemos o que esperar dos próximos encontros, apesar de já terem deixado claro no encerramento de 2024 que a previsão seria de dois aumentos sequenciais de 1 p.p. nas primeiras reuniões de 2025. A primeira já foi, agora é preciso aguardar a próxima para saber de fato se a movimentação esperada será cumprida.
Comentários
Postar um comentário