Taxa Selic, juros nos Estados Unidos e Resultados das Big Techs - Os principais destaques da Super Quarta

 A Super Quarta (29/01) chegou ao fim apresentando números que já eram esperados pelo mercado e divulgação de resultados de Big Techs.


Taxa de juros dos Estados Unidos

Fonte: Bora Investir - B3


Nos Estados Unidos, o Fed manteve a taxa de juros entre 4,25% e 4,5% ao ano, como previmos mais cedo, seguindo o esperado pela grande maioria dos profissionais do mercado.

Essa manutenção da taxa de juros norte-americana interrompe a sequência de cortes. As autoridades do Fed dizem acreditar que a inflação está caminhando rumo a meta de 2%, porém, eles preferem aguardar dados que confirmem essa expectativa.

Outro forte motivo para o Fed manter a taxa inalterada é a expectativa do impacto das políticas adotadas pelo presidente Donald Trump, em especial, sobre medidas para deportar imigrantes sem documentos, congelar gastos federais e ampliar tarifas de importação sobre alguns parceiros comerciais importantes.


E a Taxa Selic?

Fonte: Banco Central do Brasil

Aqui no Brasil, nada de manutenção, a taxa Selic subiu mais 1 p.p., preservando o que foi divulgado na última ata da reunião do COPOM de 2024, chegando a 13,25% ao ano.

Como esse aumento já era previsto pelo mercado, os títulos também já estavam, de certa forma, precificados para tal movimento, entretanto, os títulos pós-fixados indexados à Selic e/ou CDI terão sua correção trazendo ao investidor a expectativa de conseguir um retorno superior a 1% ao mês de maneira conservadora.

Após a divulgação da ata do COPOM saberemos o que esperar dos próximos encontros, apesar de já terem deixado claro no encerramento de 2024 que a previsão seria de dois aumentos sequenciais de 1 p.p. nas primeiras reuniões de 2025. A primeira já foi, agora é preciso aguardar a próxima para saber de fato se a movimentação esperada será cumprida.


Impacto da divulgação de Resultados de Microsoft e Tesla

Microsoft



A gigante norte-americana reportou lucro trimestral acima das expectativas do mercado, apesar disso, fechou o dia com queda nas ações, algo atribuído à sua divisão de nuvem, que teve uma receita abaixo das expectativas.

Tesla



Com um lucro por ação no quarto trimestre de 2024 abaixo das expectativas as ações da Tesla, que oscilaram bastante durante, fecharam o dia em queda superior a 2%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver uma mentalidade financeira positiva

O que esperar do Mercado Financeiro em 2025?

Novidade na Tributação de Fundos Imobiliários (FIIs) e Fiagros

Número de imóveis retomados atinge patamares alarmantes - Problema ou oportunidade?

É um bom momento para aquisição de imóveis? - Taxas de juros altíssimas e incertezas do mercado