É um bom momento para aquisição de imóveis? - Taxas de juros altíssimas e incertezas do mercado
Ter o imóvel próprio ainda é o sonho de grande parte dos brasileiros, mas a taxa Selic cotada a 13,25% ao ano - e com perspectiva de ao menos um novo aumento -, o endividamento de quase 80% da população, e índices de inadimplência em patamares elevadíssimos, fizeram com que os juros se tornassem caríssimos para diferentes categorias de crédito, em especial, o imobiliário.
Diante desse cenário muitos se perguntam: será que vale a pena comprar um imóvel nesse momento?
Antes de responder a essa pergunta é preciso entender que para adquirir um imóvel você tem, basicamente, duas opções:
1. Acionar um crédito
2. Comprar à vista
Entendo que são caminhos completamente diferentes, que geram conclusões também diferentes sobre o tema, podemos explorar ambos para responder à pergunta.
1. Crédito
Entre a opção de acionar um crédito você pode contratar dois produtos diferentes: Financiamento ou Consórcio
1.1 Financiamento
Para financiar um imóvel você precisa dar uma entrada, comprovar renda, assumir as parcelas - compostas por amortização + *juros* + taxas e serviços - e pagar até quitar seu saldo devedor. Nesse caso você está exposto às condições atuais de mercado que carregam juros que podem chegar na casa dos 20% ao ano, uma taxa muito alta para financiar um imóvel até mesmo para o padrão brasileiro.
1.2 Consórcio
Diferente do financiamento, o consórcio é uma compra planejada, apesar de ser também um crédito. Nele você pode ou não ter que dar uma entrada, comprovar renda, assumir as parcelas - compostas por amortização + taxa de administração que substituem os juros + taxas de serviços extras - e pagar até quitar o seu saldo devedor também.
Por ter taxa de administração ao invés dê juros, o custo do crédito acaba sendo múltiplas vezes mais barato, porém, diferente do financiamento onde você consegue o crédito já no início da operação, bastando cumprir os requisitos da credora, no consórcio você precisa esperar a contemplação para ter acesso ao crédito, e essa contemplação requer planejamento ou depender exclusivamente da sorte.
2. À vista
Para aquisição à vista, que está fora do alcance da maioria dos brasileiros que sonham em ter seu próprio imóvel, você tem algumas vantagens como:
• Não pagar juros ou taxas
• Agilidade no processo de compra e venda
• Poder de negociação
• Encontrar condições diferenciadas de quem está precisando de liquidez
Apesar de 4 em cada 5 imóveis no Brasil serem comprados via financiamento, para os poucos que têm condições de comprar o imóvel à vista, pode ser um bom momento para encontrar ótimas ofertas.
Concluímos que o momento é extremamente favorável para quem tem liquidez, saldo suficiente e tem o objetivo de comprar um imóvel na condição à vista; para quem está se planejando e quer fazer a aquisição via consórcio, as condições de taxas seguem praticamente iguais às dos últimos anos; porém, para aqueles que vão depender do crédito mais tradicional, o financiamento, o momento não é nada favorável em função das altíssimas taxas de juros, sendo recomendado, se possível, aguardar para realizar a aquisição.
.png)


Comentários
Postar um comentário